África Fitch afunda notação da dívida de Moçambique ainda mais em nível "lixo"

Fitch afunda notação da dívida de Moçambique ainda mais em nível "lixo"

"A descida do 'rating' de Moçambique para CC indica que um incumprimento financeiro parece provável", escrevem os analistas da Fitch numa nota em que anunciam a acção de 'rating'.
Fitch afunda notação da dívida de Moçambique ainda mais em nível "lixo"
Reuters
Lusa 24 de maio de 2016 às 11:52
A agência de notação financeira Fitch considera que Moçambique tem um risco elevado de incumprimento financeiro, justificando a descida do 'rating' para CC em um patamar, para um nível de 'não investimento' ou 'lixo'.

"A descida do 'rating' de Moçambique para CC indica que um incumprimento financeiro parece provável", escrevem os analistas da Fitch numa nota em que anunciam a acção de 'rating', a que a agência Lusa teve hoje acesso.

Depois de afirmarem que o custo da dívida incluindo os empréstimos escondidos "quase duplicou", os analistas da Fitch explicam que "levantou-se uma incerteza sobre a capacidade da Mozambique Asset Management (MAM) servir a dívida e sobre o Governo vai intervir para honrar as suas obrigações".

Em causa está o pagamento de uma prestação de 178 milhões de dólares cujo prazo terminou na segunda-feira, e que algumas agências internacionais dão conta de que não terá sido paga.

"Apesar de o Governo poder usar as reservas para pagar a amortização do empréstimo da MAM, isto colocaria as reservas sob enorme pressão", escreve a Fitch, notando que uma alternativa seria contrair empréstimos bilaterais, mas aqui o perigo seria "colocar mais riscos sobre a sustentabilidade da dívida".

Para Moçambique, qualquer das soluções seria negativa do ponto de vista da análise do crédito, porque a reestruturação da dívida da MAM, uma solução avançada pelo ministro das Finanças na semana passada, "poderia desencadear um evento de crédito tal como definido pelos critérios" da agência de 'rating', que, na prática, encaram qualquer alteração ao contrato inicial como um incumprimento financeiro ('default').

"Nesse caso, degradaríamos o 'rating' soberano de Moçambique para RD", um Default Restrito que indica que um emissor falhou um pagamento mas não está em falência financeira.



pub

Marketing Automation certified by E-GOI