Américas Ex-director do FBI cancela participação em evento em Los Angeles após demissão

Ex-director do FBI cancela participação em evento em Los Angeles após demissão

O ex-director do FBI James Comey cancelou, na noite de terça-feira, a sua participação num evento em Los Angeles, poucas horas depois de o Presidente dos EUA, Donald Trump, o ter demitido, informou o Los Angeles Times.
Ex-director do FBI cancela participação em evento em Los Angeles após demissão
Reuters
Lusa 10 de maio de 2017 às 07:30
O jornal cita uma fonte do FBI que garantiu que a demissão apanhou James Comey "de surpresa" e "desprevenido".

James Comey tinha sido anunciado como orador num evento de recrutamento de pessoal organizado na terça-feira pelo FBI na sede do Sindicato de Realizadores de Hollywood em Los Angeles (DGA, na sigla em inglês), mas cancelou à última hora a sua participação na sequência do anúncio do despedimento.

De acordo com a descrição publicada na Internet, o evento tinha como destinatários os interessados em trabalhar para o FBI, oferecendo-lhes a possibilidade de conversar e esclarecer dúvidas com agentes e diferentes responsáveis da polícia federal norte-americana.

A Casa Branca anunciou, na terça-feira, a demissão, com "efeitos imediatos" de James Comey, que conduzia uma investigação às eventuais relações entre a equipa de campanha de Donald Trump nas eleições de 2016 e a Rússia.

"O FBI é uma das instituições mais respeitadas do nosso país e hoje marca um novo ponto de partida para a agência referência do nosso sistema judicial", afirmou Donald Trump, citado no comunicado da Casa Branca que anuncia a demissão.

Ex-procurador federal e antigo vice-secretário da Justiça, James Comey, de 56 anos, esteve muito tempo ligado aos republicanos, mas foi nomeado para a direcção do FBI pelo antigo Presidente democrata Barack Obama.

Quando tomou posse, em 20 de Janeiro, Donald Trump pediu-lhe, no entanto, que permanecesse em funções.



pub

Marketing Automation certified by E-GOI