Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Juan Manuel Santos reeleito Presidente da Colômbia

O Presidente cessante na Colômbia, Juan Manuel Santos, foi reeleito este domingo na segunda volta eleitoral com 50,90% dos votos, segundo números oficiais provisórios, quando estavam contados a quase totalidade dos boletins de voto.

Bloomberg
Negócios 16 de Junho de 2014 às 10:52
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

De acordo com a mesma contagem, quando faltava apurar menos de um por cento dos votos, Óscar Iván Zuluaga, candidato conservador, obteve 45,04% dos votos.

 

A vitória renhida está a ser encarada como um referendo às negociações de paz com a guerrilha das FARC, que Juan Manuel Santos, do centro direita, vinha desenvolvendo.

 

No poder desde 2010, este dirigente de centro-direita de 62 anos, fez de um acordo de paz rápido o seu único lema de campanha, num país onde a pobreza atinge cerca de um terço dos 47 milhões de habitantes, apesar de um crescimento superior a 4%.

 

Esta vitória permite também ao presidente reeleito lançar o diálogo com o Exército de Libertação Nacional (ELN).

 

O seu governo, que manteve em Março passado uma maioria relativa no parlamento, tem agora o caminho livre para concluir as negociações de paz com as FARC e o ELN, as duas últimas guerrilhas em actividade na Colômbia e as mais antigas da América Latina, respectivamente com 8.000 e 2.500 combatentes, segundo as autoridades.

 

O candidato do movimento uribista Centro Democrático, Óscar Iván Zuluaga, já reconheceu a sua derrota na segunda volta das eleições presidenciais e felicitou o vencedor.

 

"Devo, por convicção democrática em primeiro lugar, felicitar o Presidente Santos pelo seu triunfo", disse Zuluaga perante apoiantes, num centro de convenções na capital, Bogotá.

Ver comentários
Saber mais Óscar Iván Zuluaga Juan Manuel Santos Colômbia eleições política
Outras Notícias