Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Tornado “gigantesco” deixa rasto de destruição em Oklahoma e provoca mais de 90 mortes

Um violento tornado, com ventos que atingiram os 320 quilómetros por hora de 3,2 quilómetros de diâmetro, semeou a destruição num percurso de 12 quilómetros. Veja as imagens.

Negócios com Lusa 21 de Maio de 2013 às 08:28
  • Assine já 1€/1 mês
  • 6
  • ...

Pelo menos 91 pessoas, incluindo 20 crianças, morreram na segunda-feira à passagem de um devastador tornado pelos arredores de Oklahoma, sul dos Estados Unidos, disse hoje fonte oficial à estação de televisão CNN.

 

Pelo menos 145 pessoas hospitalizadas na cidade de Oklahoma, depois de o tornado ter atingido a região, indicaram fontes médicas, citadas pela CNN.

 

Amy Elliott, responsável de um centro médico, afirmou em entrevista ao canal televisivo que nas últimas horas foram recuperados mais 40 corpos, elevando assim o número de vítimas mortais para 91 pessoas. O anterior balanço oficial dava conta de 51 mortos.

 

Um violento tornado, com ventos que atingiram os 320 quilómetros por hora de 3,2 quilómetros de diâmetro, semeou a destruição num percurso de 12 quilómetros entre Moore e Newcastle, nos arredores da cidade de Oklahoma.

 

"Um gigantesco tornado passou por este local", disse a governadora do Estado de Oklahoma, Mary Fallin, em conferência de imprensa, referindo-se a "muitas vítimas" e a uma "grande quantidades de estruturas perdidas" na localidade de Moore e no estado.

 

O tornado de segunda-feira reproduziu, em parte, o trajecto realizado pelo fenómeno de maio de 1999 que matou 44 pessoas, feriu centenas e destruiu milhares de casas em Moore e no sul da cidade do Oklahoma.

 

Os tornados são frequentes em Oklahoma mas raramente atingem zonas habitadas.

 

Centenas de construções foram destruídas, entre as quais uma escola primária em Moore, uma localidade de 55 mil habitantes nos arredores da cidade de Oklahoma e uma das mais atingidas pelo tornado.

 

Ver comentários
Saber mais tornado Oklahoma
Outras Notícias