Américas Trump diz que é o "presumível" candidato. Clinton soma mais quatro vitórias

Trump diz que é o "presumível" candidato. Clinton soma mais quatro vitórias

Donald Trump e Hillary Clinton conseguiram uma noite quase perfeita, reforçando o estatuto de candidatos dos Republicanos e Democratas na corrida à Casa Branca.
A carregar o vídeo ...
Negócios com Lusa 27 de abril de 2016 às 07:41

O milionário norte-americano Donald Trump considera-se o "presumível" candidato do Partido Republicano à presidência dos EUA depois de ganhar as primárias em cinco estados na terça-feira.

 

"Considero-me o presumível candidato, sem dúvida. O senador [Ted] Cruz e o governador [John] Kasich deviam abandonar a corrida", afirmou. "No que me diz respeito, isto está acabado", acrescentou.

 

Trump venceu as primárias republicanas em todos os estados que foram a votos na terça-feira (Maryland, Delaware, Pensilvânia, Rhode Island e Connecticut), afirmando a sua vantagem em relação aos outros dois aspirantes a candidatos do partido nas eleições presidenciais agendadas para Novembro.

 

Para conseguir a nomeação como candidato, Trump precisa de eleger 1.237 delegados à convenção nacional do partido que terá lugar em Julho. No arranque da jornada eleitoral de terça-feira, Trump tinha 845 delegados.

 

Até à convenção de Julho haverá ainda primárias republicanas em dez estados.

 

No lado do Partido Democrata, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton ganhou em quatro estados na terça-feira e o senador Bernie Sanders em um (Rhode Island).

 

"Voltaremos a Filadélfia com a maioria dos votos e dos delegados", disse Clinton, na capital da Pensilvânia, que acolherá a convenção nacional do partido.

 

Clinton lidera a corrida democrata à nomeação para a Casa Branca e precisa de 2.383 delegados para conseguir esse objectivo. Até agora, tem mais de 1.500 delegados e Sanders mais de 1.200. 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI