Américas Trump tem novo alvo. Vinho francês pode ser o próximo produto taxado

Trump tem novo alvo. Vinho francês pode ser o próximo produto taxado

Donald Trump considera "injusta" a relação comercial com os franceses. Por isso, os Estados Unidos poderão estar prestes a impor tarifas alfandegárias sobre o vinho importado de França.
Trump tem novo alvo. Vinho francês pode ser o próximo produto taxado
Inês Gomes Lourenço
Negócios 10 de junho de 2019 às 18:01
Donald Trump tem um novo alvo na guerra comercial que tem promovido contra vários dos parceiros mundiais dos Estados Unidos. Desta vez, o presidente norte-americano atira aos franceses, que diz não tratarem os norte-americanos de forma justa no que toca à comercialização de vinho entre os dois países. Os Estados Unidos poderão, por isso, estar prestes a impor tarifas alfandegárias sobre o vinho importado a França.

As declarações de Donald Trump foram feitas numa entrevista à CNBC, depois de uma visita à Normandia na semana passada. "França cobra-nos muito pelo vinho. E, no entanto, nós cobramos-lhes muito pouco pelo vinho francês", queixou-se o presidente norte-americano na entrevista à televisão, citado pela Bloomberg.

As adegas, diz, também se queixam. "As adegas, vêm ter comigo, os tipos da Califórnia chegam e dizem, 'Senhor, estamos a pagar muito dinheiro para por o nosso produto em França e este país está a permitir isso, que estes vinhos franceses, que são grandes vinhos - mas nós também temos grandes vinhos -, cheguem por nada. Não é justo'", relatou.

Por isso, garante, a relação com os franceses vai mudar. "E sabem que mais? Não é justo. Vamos fazer algo sobre isso".

Esta não é a primeira vez que Trump critica as tarifas impostas por França sobre os vinhos norte-americanos. Já em novembro, o presidente dos Estados Unidos tinha feito uma publicação na sua conta de Twitter dizendo que é "fácil" importar vinhos franceses, mas que é demasiado difícil para os produtores de vinho norte-americanos vender vinho em França, o que teria de "mudar".



pub

Marketing Automation certified by E-GOI