Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsas japonesas sobem após anúncio de estímulos económicos

Os principais índices bolsistas do Japão fecharam a subir, a beneficiar do anúncio de estímulos económicos no valor de 20 biliões de ienes (cerca de 170.000 milhões de euros).

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 11 de Janeiro de 2013 às 07:27

O Nikkei subiu 1,40% para 10.801,57 pontos e o Topix cresceu 1,09% para 898,69 pontos. A contribuir para estas subidas nos índices japoneses está o anúncio de estímulos económicos feito pelo Executivo liderado por Shinzo Abe. O plano, que carece da aprovação pelo Parlamento para que possa entrar em vigor, será financiado parcialmente com um orçamento extraordinário de 13 biliões de ienes (cerca de 110.000 milhões de euros) proposto para o corrente ano fiscal.

 

Este optimismo não se espalhou pela generalidade das bolsas asiáticas. O MCSI Ásia Pacífico segue mesmo a cair 0,1% para 131,92 pontos. Já o índice de Shangai cai 2,1%, depois de ter sido revelado que a taxa de inflação acelerou mais depressa do que estava previsto, tendo sido registado um aumento de preços no consumidor de 2,5%, em Dezembro. Esta evolução trava a expectativa de alívio da política monetária por parte da China, o que acaba por pesar na negociação bolsista.

 

Em destaque estiveram as acções da Sharp, a maior fabricante de LCD do Japão, ao dispararem 9,9% depois de um jornal ter noticiado que a empresa terá registado um lucro operacional pela primeira vez em cinco trimestres.

 

A Honda também subiu 1,7%, a beneficiar da queda do iene, já que 81% das suas receitas provêm do exterior.

Ver comentários
Saber mais Bolsas Ásia Japão China Nikkei Topix MCSI Ásia Pacífico
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio