Ásia Japão revê crescimento do primeiro trimestre em alta para 4,1%

Japão revê crescimento do primeiro trimestre em alta para 4,1%

Economia do país asiático está a acelerar o seu crescimento, reagindo aos estímulos introduzidos pelo Governo de Shinzo Abe. Em reacção a bolsa de Tóquio disparou 5%.
Japão revê crescimento do primeiro trimestre em alta para 4,1%
Negócios 10 de junho de 2013 às 10:16

O produto interno bruto (PIB) do Japão cresceu 4,1% no primeiro trimestre do ano, acima dos 3,5% inicialmente estimados, anunciou o instituto de estatística japonês.

 

Uma revisão em alta que dá força ao primeiro-ministro Shinzo Abe para prosseguir com a política de reforço dos estímulos orçamentais e monetários, para combater o fraco crescimento económico e a deflação.

 

Apesar do bom comportamento no primeiro trimestre, a economia japonesa encolheu cerca de 7% desde o primeiro trimestre de 2007. É este ciclo de crescimento anémico que o Governo nipónico quer inverter. Depois dos estímulos orçamentais e monetários, Shinzo Abe anunciou na semana passada o terceiro eixo do seu plano (baptizado como Abenomics), que passa pelo impulso do investimento.

 

Dados do Governo revelados esta segunda-feira mostram também que o Japão registou em Abril um excedente da sua conta corrente de 750 mil milhões de ienes (5,82 mil milhões de euros), mais do dobro do registado no mesmo mês de 2012 e o seu terceiro mês consecutivo positivo. As exportações japonesas aumentaram 2,7 % em termos anuais e as importações subiram 9%.

 

Estes dados económicos foram bem recebidos nos mercados, com os principais índices das bolsas de Tóquio a fecharem com ganhos de cerca de 5%. O Nikkei ganhou 4,94% e o Topix subiu 5,21%.

 




Marketing Automation certified by E-GOI