Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A celebração do Ano Novo chinês movimenta muitos milhões

O Festival da Primavera é marcado por uma migração massiva de chineses, que voltam das grandes cidades para a terra natal com o objectivo de celebrar junto da família a entrada no novo ano. Face ao abrandamento da economia, há quem pondere aproveitar a viagem para mudar de vida.

Inês F. Alves inesalves@negocios.pt 06 de Fevereiro de 2016 às 11:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

Começou na China a enorme migração anual que tem lugar no Festival da Primavera, que se inicia no primeiro dia do ano novo chinês, que se celebra na próxima segunda-feira, 8 de Fevereiro. Escreve a CNBC que esta pode ser uma viagem sem retorno para muitos daqueles que não encontram oportunidades de trabalho nas grandes cidades.

De acordo com o Ministério dos Transportes da China, estima-se que tenham lugar cerca de 2,9 mil milhões de viagens entre 24 de Janeiro e 3 de Março, época da migração anual que inclui o período em que decorre o Festival da Primavera, que se inicia no primeiro dia do ano novo chinês e termina com a Festa das Lanternas.

Este número não tem em consideração as viagens de autocarro e de taxi, diz a CNBC, acrescentando que deverá assistir-se a um aumento de 3,6% no número total de viagens em relação ao ano passado. Só de avião deverão ocorrer 47,5 milhões de deslocações.

O processo está a ser dificultado pelo mau tempo, com milhares de pessoas retidas em estações de comboios.

O motor de pesquisa Baidu está a acompanhar as migrações através de um site dinâmico, que poderá ver aqui, mas que não se encontra em inglês. 



Apesar de o início do novo ano ser tradicionalmente uma época de optimismo sobre o futuro, escreve a CNBC que para muitos trabalhadores a viagem para a sua terra Natal será só de ida, uma vez que o abrandamento da economia põe termo aos sonhos de muitos de ganhar a vida numa grande cidade.

Du Lijuan e Song Yaoguo, ambos empregados no sector da restauração em Pequim, não se vão juntar à vaga de migrantes porque continuam à espera dos salários que têm em atraso, na ordem dos mil dólares cada um. "Não temos dinheiro para comprar os bilhetes, para comprar presentes para a nossa família. Normalmente, gastamos cerca de 650 dólares em cada Novo Ano Lunar [Equivalente à passagem do ano]. Não volto para Pequim", disse Du Lijuan à CNBC.

Há vários anos que os trabalhadores que migram do interior para as cidades são o pilar do crescimento económico do país, trabalhando em fábricas e no sector da construção, mas muitos começam a ponderar a possibilidade ficar na sua terra natal depois do Festival da Primavera, face aos receios de não conseguirem encontrar emprego nos grandes centros urbanos.

A actividade industrial na China caiu para para mínimos de três anos em Janeiro de 2016, estando a recuar há seis meses consecutivos.

"Não é fácil encontrar um emprego na indústria da restauração hoje em dia", contou Song Yaoguo à CNBC. "Quando vim para Pequim a primeira vez, há 10 anos, estava excitado, com esperança renovada, pensava que podia dar-me bem numa grande cidade. Mas agora, estou tão triste e desapontado", acrescentou.

Novo Ano Lunar nos mercados

A celebração do Novo Ano Lunar, que dá as boas-vindas ao Ano do Macaco, tende a influenciar também os mercados, pelo que a CNBC deixa algumas dicas sobre ao que se deve estar atento durante a pausa de cinco dias que começa na próxima segunda-feira, em que os mercados chineses estão fechados.


Segundo a CNBC, a volatilidade deve diminuir, as cotadas norte-americanas tendem a registar maior actividade e o índice tecnológico Nasdaq – que se encontra agora em território de correcções – tende a ter um desempenho muito positivo.

Por outro lado, o aumento da procura de ouro e jóias para oferecer no Novo Ano Lunar – sinal de saúde e fortuna – tende a fazer o preço destas matérias-primas aumentar. Destaque porém para a prata, cujo desempenho durante este período tem sido sempre positivo nos últimos 10 anos, excepto em 2013, escreve a CNBC.

A CNBC salienta ainda que vale a pena estar atento às empresas norte-americanas que operam em território chinês, uma vez que durante o feriado de cinco dias – o mais importante do ano para os chineses – as pessoas tendem a consumir mais, seja em jantares ou prendas para os entes queridos.

A importância do novo ano chinês é tal que o Twitter, rede social banida no continente chinês, investiu na criação de emojis especiais para o Ano Novo Lunar, numa tentativa de atrair os utilizadores na época festiva, conta a CNBC.

Assim sendo, o tradicional envelope vermelho usado para dar presentes, aparecerá em tweets que contenham as hashtag #KungHeiFatChoy, #HappyCNY and #GongXiFaCai.

Kung Hei Fat Choy e Gong Xi Fa Cai significam "desejo-te um próspero ano novo" em cantonês e em mandarim, respectivamente.

Além do envelope, o Twitter também oferece aos utilizadores um jogo ao estilo bolinho da sorte, que desenvolveu em parceria com China News. 

Ver comentários
Saber mais China Festival da Primavera Ano Novo
Mais lidas
Outras Notícias