Mundo Ataques em Bruxelas fazem baixa no Governo belga

Ataques em Bruxelas fazem baixa no Governo belga

A demissão da ministra dos Transportes belga, Jacqueline Galant, foi aceite pelo primeiro-ministro. Em causa revelações que davam conta que a responsável estava a par das falhas de segurança no aeroporto.
Ataques em Bruxelas fazem baixa no Governo belga
Reuters
Negócios 15 de abril de 2016 às 10:34

Segundo a imprensa do país, Jacqueline Galant saberia de um relatório da Comissão Europeia mas não terá tomada quaisquer medidas para alterar a situação.

 

Segundo a televisão pública RTBF, citada pela Reuters, o primeiro-ministro, Charles Michel, já aceitou a demissão. Michel tinha defendido a ministra, que é do seu partido que, está em coligação no Governo.

A ministra tem estado debaixo de fogo cruzado, nos últimos dias, depois de ser revelado que o seu gabinete tinha documentos da Comissão Europeia que sublinhavam preocupações em relação à segurança no maior aeroporto do país, Zaventem, antes dos ataques de 22 de Março.

 

Galant negou que tivesse tido conhecimento do relatório da Comissão, mas um director do departamento de transportes, que se demitiu um ruptura com a ministra recusa defendê-la. Até agora o primeiro-ministro belga tinha saída sempre sem sua defesa sobre este tema. 

A 1 de Abril, numa carta aberta publicada pela polícia do aeroporto de Zaventem, as autoridades denunciam falhas de segurança anteriores à tragédia e exigem mudanças.

(Notícia actualizada às 10:55)




pub

Marketing Automation certified by E-GOI