Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCE alerta que guerra comercial apenas tem diferentes níveis de perdedores

Numa guerra comercial não existem vencedores, "apenas diferentes níveis de perdedores", advertiu esta sexta-feira o Banco Central Europeu (BCE).

Bloomberg
Pedro Curvelo pedrocurvelo@negocios.pt 06 de Abril de 2018 às 15:16
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

"O proteccionismo não é uma resposta adequada", sublinhou Benoit Coeuré, representante francês na direcção do BCE, que falava em Cernobbio, em Itália. 


O responsável sublinhou que as simulações do BCE estimam que uma subida das tarifas sobre todas as importações dos EUA e que leve a uma resposta proporcional dos seus parceiros comerciais teria um forte impacto no comércio mundial e na criação de riqueza global.

"O cenário geral é negativo para o conjunto da economia mundial. As simulações do BCE estimam que o comércio mundial cairia até 3% no primeiro ano em que vigorem as tarifas e o Produto Interno Bruto (PIB) mundial encolheria até 1%. Na Zona Euro também haveria uma quebra, embora menor do que nos EUA", precisou.

Uma dinâmica proteccionista acabaria, provavelmente, por provocar uma desaceleração nos preços e nos salários devido a uma quebra na procura e a uma subida no desemprego, não só nos EUA mas a nível global, acrescentou.

Ver comentários
Saber mais bce guerra comercial benoit coeuré banco central europeu eua china tarifas
Mais lidas
Outras Notícias