Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Brasil com liderança feminina no BNDES e substituto quase fechado na Petrobras

A falta de representatividade feminina no novo executivo brasileiro foi contestada de imediato. Agora, há uma mulher a liderar o principal instrumento de crédito às empresas. E um substituto quase certo para assumir a Petrobras.

Michel Temer
Reuters
Wilson Ledo wilsonledo@negocios.pt 17 de Maio de 2016 às 11:33
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

As críticas não demoraram a chegar: o novo presidente do Brasil, Michel Temer, não tinha qualquer mulher para liderar um ministério. Agora, chega uma inversão a essa tendência.

Há uma mulher a liderar o Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES). Maria Sílvia Bastos Marques foi já confirmada como nova líder daquele que é considerado o principal instrumento de crédito do governo ao sector produtivo.


A escolha no BNDES é mais um passo na definição da equipa económica do novo governo, após a destituição de Dilma Rousseff. Mas há ainda muitas cadeiras por preencher, como as dos principais bancos públicos ou da Petrobras.


É esperado que os novos nomes para o Banco do Brasil, Caixa e Banco Central do Brasil surjam ainda esta terça-feira, 17 de Maio, com a imprensa brasileira a avançar com diferentes hipóteses nesse sentido.


Na petrolífera Petrobras, a passar pelo maior escândalo de corrupção da sua história, parece também já haver substituto para Aldemir Bendine. O nome mais forte é o do antigo ministro Pedro Parente, que terá como missão melhorar a imagem da companhia no mercado financeiro.


Para atenuar a polémica da falta de representatividade do género feminino no novo executivo, Michel Temer quer também uma mulher a liderar a Secretaria de Cultura. A pasta foi integrada no Ministério da Educação e Cultura, após extinção do Ministério da Cultura.

Ver comentários
Saber mais Brasil Michel Temer BNDES Maria Sílvia Bastos Marques Dilma Rousseff Banco do Brasil Petrobras Aldemir Bendine Pedro Parente economia negócios e finanças política
Mais lidas
Outras Notícias