Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bruxelas diz que situação no Japão está "fora de controlo" (act)

Comissário europeu para a Energia declara que é altura para a Europa se perguntar se consegue satisfazer as necessidades energéticas sem energia nuclear.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 15 de Março de 2011 às 18:41
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
Ontem, afirmou que o “impensável” tinha acontecido. Hoje, defendeu que a situação no Japão está “fora de controlo”. O comissário europeu para a Energia, Guenther Oettinger, não tem sido discreto nas palavras que tem dito em relação às consequências do sismo que se abateu sobre o Japão na sexta-feira e que levou aos problemas agora sentidos na central nuclear em Fukushima.

“Falou-se em apocalipse e, na minha opinião, é uma palavra muito bem escolhida”, afirmou o comissário, de acordo com o “El País”. Na reunião com responsáveis governamentais, representantes e especialistas do sector, Oettinger referiu que os acontecimentos no Japão devem fazer a Europa pensar e perguntar-se se “, num futuro próximo, pode assegurar as necessidades energéticas sem a energia nuclear”, escreve a Bloomberg.

“Quando um país como a Alemanha coloca a energia nuclear em dúvida, isto tem consequências para a infra-estrutura europeia”, defendeu o comissário à France Press, que defendeu ainda não excluir o “pior para as próximas horas ou dias”, em relação aos perigos sentidos no Japão.

Na segunda-feira, Oettinger tinha já dito a uma agência noticiosa alemã que o “impensável tinha acontecido” e que todas “as políticas energéticas enfrentam agora um novo começo crucial”.

(notícia actualizada)


Ver comentários
Saber mais Energia nuclear Guenther Oettinger Japão centrais nucleares
Mais lidas
Outras Notícias