Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Buffett: Retorno para os investidores é "sensacional" mas os trabalhadores sofrem

O presidente da Berkshire Hathaway disse que os accionistas de empresas norte-americanas estão a beneficiar de uma prosperidade com que os trabalhadores só podem sonhar.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 15 de Novembro de 2011 às 20:59
  • Assine já 1€/1 mês
  • 6
  • ...
Depois de ter apelado a Barack Obama que parasse de mimar os “super ricos”, como ele, Warren Buffett vem agora notar que os resultados que as empresas entregam aos accionistas têm sido “sensacionais” num período em que os trabalhadores têm sofrido.

“O retorno das acções, dos activos tangíveis, para os negócios americanos é sensacional, de um modo geral”, disse o presidente da Berkshire Hathaway em entrevista citada pela Bloomberg. “O imobiliário ainda se encontra em depressão desde o Outono de 2008. Não recuperou nada”, acrescentou.

A queda do valor das casas deteriorou a riqueza das famílias que tinham comprado casa. A grande maioria que contraiu crédito debate-se agora com elevado endividamento e um património delapidado pela queda do valor do imobiliário. Além disso, o elevado desemprego pressiona o rendimento das famílias.

Warren Buffett está a aproveitar o momento favorável ao investimento nos mercados de capitais. Só no terceiro trimestre, a Berkshire Hathaway investiu 23,9 mil milhões de dólares para comprar acções próprias e de empresas suas participadas, cuja actividade passa pela produção energética e o negócio segurador.

A crise no mercado imobiliário “não afecta muito os resultados das empresas na maioria das áreas”, disse Buffett. “Mas o trabalhador americano não se está a dar bem”, acrescentou.
Ver comentários
Saber mais Berkshire Hathaway Buffett Warren trabalho acções acção accionistas
Outras Notícias