Mundo China diz haver acordo de princípio com os EUA na frente comercial

China diz haver acordo de princípio com os EUA na frente comercial

Pequim e Washington sinalizaram esta sexta-feira progressos na primeira fase do potencial acordo comercial entre as duas maiores economias do mundo.
China diz haver acordo de princípio com os EUA na frente comercial
Reuters
Carla Pedro 01 de novembro de 2019 às 18:08

As propostas dos EUA e da China relativas a um acordo comercial parcial foram hoje descritas como "construtivas" pelos dois lados, após uma conversa telefónica entre Liu He, vice-primeiro-ministro chinês, Steven Mnuchin, secretário norte-americano do Tesouro, e Robert Lighthizer, representante comercial dos Estados Unidos.

 

O Ministério chinês do Comércio, citado pela Bloomberg, anunciou que foi alcançado um ‘acordo de princípio’, ao passo que os EUA apontaram progressos nas conversações – que vão prosseguir a nível dos representantes de ambas as partes.

 

"Houve progressos em várias áreas e estamos em vias de resolver questões pendentes", comunicou Lighthizer.

 

As bolsas do outro lado do Atlântico, que já estavam a subir – com o S&P 500 e o Nasdaq Composite a marcarem novos máximos históricos –, acentuaram a tendência de valorização depois desta notícia.

Os avanços e recuos nas negociações entre Washington e Pequim têm sido uma constante nesta guerra das tarifas iniciada por Donald Trump no primeiro trimestre do ano passado – e têm ditado grande parte da evolução bolsista.

 

Ontem, a China disse duvidar da possibilidade de firmar um acordo comercial de longo prazo com o presidente norte-americano, o que desiludiu os investidores.

 

Na véspera tinha sido avançada a notícia de que o Chile cancelou a reunião do Fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC), prevista para este mês – e que seria onde os EUA e a China pretendiam assinar um acordo comercial parcial. Ainda assim, a Casa Branca disse que esperava assinar o referido entendimento parcial ainda em novembro.

 

Com as notícias veiculadas hoje, esse acordo parcial parece agora mais perto de acontecer.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI