Mundo China quer que EUA removam tarifas para atingir os 50 mil milhões em compras

China quer que EUA removam tarifas para atingir os 50 mil milhões em compras

Para que Pequim avance com o programa de compra de até 50 mil milhões de dólares de produtos norte-americanos, Washington terá de retirar as tarifas alfandegárias sobre produtos chineses. O acordo parcial está ainda por selar.
China quer que EUA removam tarifas para atingir os 50 mil milhões em compras
Reuters
Negócios 15 de outubro de 2019 às 12:41

A China quer avançar com a compra de 50 mil milhões de dólares em produtos dos EUA, mas só se Donald Trump se comprometer a retirar as tarifas impostas às empresas chinesas, segundo uma fonte próxima do assunto contou à Bloomberg.

Pequim irá começar a comprar mais produtos agrícolas norte-americanos como parte da "Fase 1" de um acordo parcial entre os EUA e a China, mas é improvável que atinja a marca dos 50 mil milhões de dólares anunciados por Trump, caso as circunstâncias atuais permaneçam, adiantou a agência de notícias.

Estas condições refletem a distância a que se encontram ainda ambos os lados, mesmo depois de terem chegado a um princípio de acordo parcial, nas negociações que decorreram na última quinta e sexta-feira. Os representantes da casa Branca disseram que a China, que importou cerca de 20 mil milhões de bens agrícolas dos EUA em 2017, acordou em expandir as compras neste setor.

No entanto, Pequim mostrou-se mais relutante do que Washington pareceu dar a entender. Apesar do acordo incial da semana passada, a China diz que ainda há um caminho a percorrer e que é cedo para "abrir o champanhe".

Nos termos do acordado na semana passada, a China vai comprar 40 mil milhões de bens agrícolas aos EUA e esse valor vai escalar para os 50 mil milhões em dois anos, segundo disse Steven Mnuchin, secretário do tesouro norte-americano.

Os dois lados estão agora a trabalhar para atingir um acordo mais firme que possa ser assinado na cimeira de cooperação económica da Ásia-Pacífico, no próximo mês, no Chile.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI