Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

China sobe juros em 25 pontos base a partir de amanhã

O banco central da China aumentou a taxa de juro para reduzir o ritmo de subida da inflação e diminuir o risco de uma bolha especulativa na economia.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 05 de Abril de 2011 às 11:34
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A decisão leva a taxa de juro que a autoridade monetária paga nos depósitos para 3,25% e aumenta a taxa que cobra nos empréstimos para 6,31%. A decisão passa a ser efectiva a partir de amanhã.

O banco central da China tem vindo a restringir o fornecimento de liquidez à economia desde Janeiro de 2010, com o objectivo de contrariar a subida dos preços e reduzir o risco de ocorrência de bolhas especulativas na economia. O crescimento do crédito do crédito induzido pela autoridade monetária, até ao final de 2008, em resposta à crise global, levou os contribuiu para a aumento do ritmo da inflação e do risco de que ocorra uma bolha especulativa no sector imobiliário.

O crescimento sustentado das economias asiáticas e a subida dos preços das matérias-primas poderá incentivar as economias da região a subir os custos de crédito nas suas economias.

“As pressões inflacionistas estão a surgir na generalidade das economias mundiais e deverão impulsionar os preços na China durante o resto do ano, em particular se os preços do petróleo continuarem elevados”, disse o economista do Credit Agricole, Darius Kowalczyk, à Bloomberg antes de divulgada a decisão.

“O banco central precisa de enviar uma mensagem de que está a fazer o que pode para manter uma certa estabilidade de preços”, acrescentou.

Ver comentários
Saber mais China banco central
Outras Notícias