Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

China tem "alta expectativa" na primeira visita oficial em Portugal em mais de uma década

A vice-ministra chinesa dos Negócios Estrangeiros chinês, Fu Ying, manifestou hoje "alta expectativa" sobre a visita a Portugal do Presidente Hu Jintao.

Lusa 28 de Outubro de 2010 às 11:28
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...
A vice-ministra chinesa dos Negócios Estrangeiros chinês, Fu Ying, manifestou hoje "alta expectativa" sobre a visita a Portugal do Presidente Hu Jintao, a 06 e 07 de Novembro, adiantando que serão assinados acordos na área económica e comercial.

Os dois países "procurarão avançar a cooperação no comércio, investimento, desenvolvimento de infra-estruturas e novas fontes de energia", disse Fu Ying.

"Temos uma alta expectativa e esperamos ver muitos resultados", acrescentou.

Será a primeira visita de um presidente chinês a Portugal em mais de uma década.

Além do seu homólogo, o presidente Aníbal Cavaco Silva, Hu Jintao "vai encontrar-se com o primeiro-ministro, (José) Sócrates, e outros líderes portugueses", indicou Fu Ying, antiga embaixadora da China no Reino Unido e responsável pelas relações com a Europa.

Fu Ying manifestou também a disponibilidade da China para comprar títulos do tesouro português e "participar no esforço de recuperação económica e financeira" de Portugal.

"A situação económica e financeira em Portugal tem sido sempre o centro das nossas atenções(...) A Europa tem sido sempre um dos principais mercados para o investimento das reservas da China em divisas", disse Fu Ying quando questionada pela Agência Lusa sobre a possibilidade de a China adquirir parte da divida portuguesa.

A vice-MNE chinesa disse igualmente confiar que Portugal conseguirá ultrapassar a crise actual.

"Acreditamos que as medidas tomadas pelo governo português conduzirão à recuperação dos sectores económico e financeiro de Portugal", afirmou.

Ver comentários
Outras Notícias