Mundo Deputados norte-americanos chegam a acordo de princípio para evitar "shutdown"

Deputados norte-americanos chegam a acordo de princípio para evitar "shutdown"

O acordo preliminar alcançado não inclui os 5,7 mil milhões de dólares que o presidente norte-americano está a pedir para a construção de um muro na fronteira com o México.
Deputados norte-americanos chegam a acordo de princípio para evitar "shutdown"
Negócios 12 de fevereiro de 2019 às 08:08

Os deputados norte-americanos chegaram, na segunda-feira, a um acordo de princípio para tentarem evitar outro encerramento parcial do governo no sábado. Este entendimento não inclui, contudo, o financiamento que o presidente dos EUA, Donald Trump, está a pedir para a construção de um muro na fronteira com o México.

 

"Chegámos a um acordo de princípio" sobre o financiamento dos programas de segurança na fronteira até 30 de setembro, afirmou o senador republicano Richard Shelby aos jornalistas, citado pela Reuters, sem dar mais detalhes sobre o pacto.

 

A mais recente paralisação dos serviços públicos federais durou 35 dias, de 22 de dezembro a 18 de janeiro, dia em que Trump e o Congresso chegaram a acordo para pôr fim ao "shutdown" pelo menos durante três semanas (até 15 de fevereiro).

 

Apesar de terem chegado a um acordo, este não responde às exigências do presidente norte-americano. O chefe da Casa Branca pretende ver aprovado pelo Congresso (Senado e Câmara dos Representantes) um pacote de 5,7 mil milhões de dólares para o muro que quer construir ao longo da fronteira com o México.

 

Um responsável do Congresso, que pediu para não ser identificado, afirmou que o acordo inclui 1,37 mil milhões de dólares para a construção de nova vedação ao longo da fronteira. E esclareceu que este montante não será utilizado para um "muro".

Depois de saber dos progressos nas discussões, Donald Trump garantiu que vai manter o plano: "Para que saibam, vamos construir o muro à mesma".




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI