Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Economia chinesa cresce acima do previsto no terceiro trimestre

O crescimento da China no terceiro trimestre foi melhor do que o que estava a ser antecipado pelos economistas. O sector dos serviços foi determinante. Ainda assim o ritmo de expansão foi o menor desde 2009.

A carregar o vídeo ...
China's Slowing 3Q GDP Tops Estimates at 6.9%
Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 19 de Outubro de 2015 às 07:38
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

O produto interno bruto (PIB) da China cresceu 6,9% no trimestre terminado em Setembro, quando comparado com o ano passado, revelou esta segunda-feira, 19 de Outubro, o instituto de estatística do país, citado pela Bloomberg.

Este crescimento superou as estimativas dos economistas consultados pela Bloomberg que antecipavam um crescimento de 6,8%.

Ainda assim, este é o ritmo mais moderado da expansão económica da China desde o primeiro trimestre de 2009.

A contribuir para os dados do PIB esteve o sector dos serviços, que registou um crescimento de 8,4%. A Bloomberg realça que os dados do consumo também foram positivos, impulsionando a segunda maior economia do mundo.

Do lado oposto esteve o sector da indústria, cuja produção aumentou 5,7% quando os economistas previam um crescimento de 6%, em Setembro quando comparado com o mesmo período do ano passado. Já as vendas a retalho aumentaram 10,9%, o que compara com uma previsão de crescimento de 10,8%.

Os indicadores económicos da China têm assumido um papel determinante para os investidores e economistas, que antecipam uma travagem económica mundial, muito devido a uma travagem que se está a assistir na segunda maior economia do mundo.

Os dados conhecidos hoje, apontam para que a economia não esteja a revelar tantas dificuldades assim, com os estímulos económicos que foram implementados pelo Executivo de Li Keqiang a revelarem-se positivos. Ainda assim, os dados da indústria continuam a deixar os investidores e economias apreensivos. 

Ver comentários
Saber mais China PIB conjuntura economia
Outras Notícias