Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Empresa operadora da central nuclear de Fukushioma teme fuga radioactiva após nova explosão

A empresa operadora da central nuclear de Fukushima disse temer uma fuga radioativa por fusão do núcleo do reactor número 2 que esta manhã sofreu uma explosão.

Negócios negocios@negocios.pt 15 de Março de 2011 às 07:57
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
A Tokyo Electric Power (TEPCO) admitiu que pode ter havido fuga radioactiva depois da explosão que afetou a estrutura que envolve o reator número 2, quando os níveis de radioactividade na zona registaram 8.217 microSievert, muito acima dos 500 permitidos.

O Governo do Japão já disse que a explosão, ocorrida pouco depois das 06:00 horas locais (21:00 horas de Lisboa), afectou a piscina de condensação da cerca de confinamento concebida para impedir as fugas de radioactividade em caso de acidente.

Esta foi a primeira vez que é referido um dano significativo no caixote de confinamento de um reactor da central de Fukushima 1, que tem verificado um conjunto de problemas com os reactores nucleares desde sexta-feira quando a região foi abalada por um forte sismo.

Dois outros reactores desta central foram afectados por uma explosão, no sábado e segunda-feira, embora, aparentemente, sem danificar a estrutura do reactor.

Nos dois casos, a deflagração, devido ao hidrogénio, afectou ou destruiu a construção externa do reactor.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias