Notícia
EUA colocam Portugal no grupo dos países "preocupantes" em relação à lavagem de dinheiro
O Departamento de Estado norte-americano alertou para a ligação entre lavagem de dinheiro, tráfico de droga e terrorismo que existe em Portugal e considerou o país um caso preocupante. Porém, Espanha, França, Alemanha, e outros países, estão à frente de Portugal, com uma classificação de preocupação máxima.
- Assine já 1€/1 mês
- 2
- ...

O relatório foi elaborado pelo Gabinete para o Controlo Internacional de Narcóticos, que analisa a “lavagem de dinheiro” relacionada com o tráfico de estupefacientes, de acordo com o Diário de Notícias.
Portugal inclui-se no segundo grupo, dos países “preocupantes”, uma vez que a autoridade norte-americana considera que existe uma considerável correlação entre a dimensão das transacções monetárias nas instituições financeiras portuguesas e a actividade criminal.
Paralelamente, os analistas procederam também a um balanço das medidas que foram, ou não, tomadas pelos governos para combater o crime financeiro e a lavagem de dinheiro, segundo o Diário de Notícias.
Os investigadores analisam ainda as “vulnerabilidades de cada país em relação à lavagem de dinheiro, à conformidade das leis nacionais com os padrões internacionais, à eficácia da acção dos governos e à vontade política para tomar as medidas necessárias.”
No entanto, no grupo de máxima preocupação encontram-se importantes economias europeias. Espanha, Áustria, França, Grécia, Luxemburgo, Inglaterra, Liechenstein, Holanda e, a maior economia da Europa, a Alemanha, pertencem ao grupo de “preocupação primária”, ou seja, “os maiores países de lavagem de dinheiro”.
Estes países são caracterizados pelas suas instituições financeiras estarem envolvidas em elevadas transacções financeiras provenientes de tráfico internacional de droga.
No grupo de Portugal, encontram-se também a Bélgica, a Bulgária, República Checa e a Irlanda.