Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euro avança face ao dólar com menor procura por activos de refúgio

Expansão industrial na China e na Índia leva à tomada de mais risco pelos investidores, que se afastam, assim, de activos de refúgio, como o dólar. Divisa norte-americana perde terreno face a 15 das 16 principais congéneres.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 03 de Janeiro de 2012 às 10:40
  • Partilhar artigo
  • ...
O euro está a avançar em relação à moeda norte-americana devido aos dados económicos positivos na China e na Índia. Com um melhor sentimento económico, os investidores reduzem a sua procura por activos de refúgios, como é o caso do dólar.

A moeda única europeia soma 0,77% e está a ser negociada a 1,3034 dólares. A divisa começou o ano a perder terreno na sessão de ontem. Já o dólar está a perder hoje contra 15 das suas principais 16 congéneres, segundo a Bloomberg.

A impulsionar o comportamento do euro está, principalmente, o facto de o dólar estar em queda. Foram hoje divulgados dados económicos que indicam expansão da actividade industrial em duas grandes economias asiáticas.

O índice de gestores de compras na Índia registou a maior subida em seis meses em Dezembro, ao passo que o mesmo índice na China voltou a expandir-se, depois de contrair em Novembro.

Além disso, também hoje será divulgado o índice industrial nos Estados Unidos. Os economistas consultados pela Bloomberg apontam para uma expansão superior à verificada no mês anterior.
Com melhores dados económicos em economias emergentes e nos próprios EUA, os investidores ganham uma maior confiança no desempenho económico global, o que leva a que procurem menos activos considerados como refúgio, dos quais o dólar é um exemplo.

Ver comentários
Saber mais euro dólar câmbio euros dólares Crise da dívida Cimeira Europeia Zona Euro
Outras Notícias