Notícia
Fed diz que crescimento da economia dos EUA se manteve em Setembro
A Reserva Federal norte-americana refere que a economia norte-americana manteve o seu ritmo de expansão no mês passado, apesar de mais empresas terem revelado receios em torno da solidez da retoma.

Quatro das 12 regiões analisadas pela Fed – Atlanta, Nova Iorque, Minneapolis e Dallas – revelaram que o seu crescimento foi modesto. Já Chicago reportou que a sua economia “retomou ligeiramente” e Filadélfia referiu que as condições foram “mistas, com mais sectores positivos do que negativos face ao relatório anterior”.
Esta é assim a principal conclusão do estudo realizado pelos 12 bancos regionais da Fed durante o período que compreendeu o mês de Setembro e os primeiros sete dias de Outubro e que consta no seu Livro Bege de análise à economia norte-americana.
No Livro Bege anterior, a Fed - liderada por Ben Bernanke (na foto) - disse que a economia dos Estados Unidos tinha crescido a um ritmo mais lento nalgumas regiões do país, entre meados de Julho e finais de Agosto, numa altura em que os consumidores reduziram as suas compras e a produção fabril diminuiu.
O Livro Bege é divulgado duas semanas antes de os responsáveis da Fed tomarem nova decisão quanto à política monetária do país.
A próxima reunião do Comité do Open Market da Fed está agendada para o início de Novembro, em Washington.
Recorde-se que, na reunião do mês passado, a Reserva Federal anunciou que vai vender 400 mil milhões de dólares de obrigações de curto prazo e comprar dívida de longo prazo no mesmo valor. É a chamada “Operação Twist”, em que substitui as maturidades mais curtas por prazos mais longos para aliviar a pressão sobre os juros dessas obrigações.
A medida é conhecida como “Operação Twist” porque o objectivo, ao comprar obrigações de longo prazo e criando pressão compradora nessas maturidades, é precisamente fazer descer os juros sobre essas mesmas obrigações.