Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Glencore acorda aquisição da Viterra por 4,67 mil milhões

A maior cotada mundial de matérias-primas acordou a aquisição da Viterra Canadian em parceria com a Agrium e a Richardson International, por um preço que avalia a empresa canadiana em 4,67 mil milhões de euros.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 20 de Março de 2012 às 17:57
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A Glencore International vai adquirir o controlo da Viterra Canadian a um preço que avalia a cotada em 6,1 mil milhões de dólares canadianos (4,67 mil milhões de euros), segundo o comunicado publicado no “site” da Glencore. A oferta é de 16,25 dólares canadianos por acção, o que representa um prémio de 48% face ao valor de fecho em Toronto na sessão anterior ao anúncio.

Com esta oferta a cotada suíça consegue expandir a sua presença nos mercados do Canadá e da Austrália, bem como reforçar a sua unidade de produção agrícola. A Agrium e a Richardson International irão adquirir posições em unidades da Viterra.

A Richardson vai pagar 800 milhões de dólares por uma participação de 23% numa unidade ligada à gestão logística de cereais, enquanto a Agrium vai comprar a maioria das operações de retalho de produtos agrícolas da Viterra.

“Acreditamos que este negócio pode ser financiado e irá merecer aprovação do regulador”, disse o banco de investimento Scotia Capital, em nota de análise assinada por Christine Healy e citada pela Bloomberg. Uma oferta amigável da Glencore será “difícil de bater”, dizia a nota de análise.
Ver comentários
Saber mais Glencore Viterra Canadian Richardson International matérias-primas
Outras Notícias