Mundo Público: Guterres vai ser candidato a secretário-geral da ONU

Público: Guterres vai ser candidato a secretário-geral da ONU

O Governo está a preparar a candidatura do ex-primeiro-ministro à liderança da Organização das Nações Unidas (ONU). O processo avança em Fevereiro e a máquina diplomática está em grandes movimentações, noticia o Público esta sexta-feira, 22 de Janeiro.
Público: Guterres vai ser candidato a secretário-geral da ONU
Reuters
Negócios 22 de janeiro de 2016 às 09:14

O ex-primeiro ministro e, até Dezembro passado, alto comissário da ONU para os Refugiados, prepara-se agora para outros voos e será candidato a secretário-geral das Nações Unidas. A notícia está esta sexta-feira, 22 de Janeiro, nas páginas do Público e é confirmada pelo primeiro-ministro, António Costa. A apresentação oficial da candidatura deverá acontecer durante o próximo mês.

 

De acordo com o jornal, o Governo está já a preparar a candidatura e a máquina diplomática está em movimento nesse sentido. Cavaco Silva já foi informado e os líderes partidários com assento parlamentar também. Terá sido este, aliás, o tema que motivou uma reunião entre António Costa e Pedro Passos Coelho no final do último debate quinzenal com o primeiro-ministro, a 15 de Janeiro.

 

Também o Ministério dos Negócios Estrangeiros está a realizar vários contactos, a nível internacional, por forma a que a candidatura de Guterres reúna o maior apoio possível a nível externo. Para já, escreve o Público, o gabinete de Augusto Santos Silva tem assegurado que a candidatura portuguesa não terá o veto de nenhum dos cinco países membros permanentes do Conselho de Segurança – França, Inglaterra, Rússia, China e Estados Unidos.

Guterres, que chegou a ser dado com certo na corrida à Presidência da República, declarou recentemente que não está disponível para regressar à vida política activa nacional.

 

Ban Ki-moon, o sul coreano que ocupa actualmente o cargo de secretário-geral da Organização, sai no final deste ano e o seu sucessor deverá iniciar funções a 1 de Janeiro de 2017.

 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI