Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Iatseniuk: Violência em Odessa "parte de plano russo para destruir" o país

Os incidentes que na sexta-feira fizeram mais de 40 mortos em Odessa (sul) fazem parte de "um plano russo para destruir a Ucrânia", afirmou o primeiro-ministro ucraniano, Arseni Iatseniuk.

Reuters
Lusa 04 de Maio de 2014 às 17:18
  • Partilhar artigo
  • 5
  • ...

"O que se passou em Odessa faz parte de um plano da Federação Russa para destruir a Ucrânia e o seu Estado", disse Iatseniuk numa conferência de imprensa este domingo em Odessa, depois de uma série de encontros com representantes das autoridades locais e da sociedade civil.

 

Segundo o primeiro-ministro ucraniano, "a Rússia queria repetir em Odessa o que se passa no resto do país" e o que ocorreu naquela cidade portuária foi "um plano financiado e organizado por profissionais que manipularam pessoas vulgares".

 

"A Rússia enviou pessoas para cá para criar o caos, mas o país deve unir-se e reconciliar-se para não dar aos terroristas apoiados por Moscovo a possibilidade de dividir o nosso povo", disse. "A nossa união será a melhor resposta a esses terroristas", acrescentou.

 

Iatseniuk disse ainda que todos os altos responsáveis da polícia de Odessa foram demitidos por não terem impedido a violência de sexta-feira e serão em breve substituídos.

 

Pelo menos 42 pessoas morreram na sexta-feira em Odessa depois de confrontos entre pró-russos e apoiantes do Governo de Kiev.

Ver comentários
Saber mais Odessa Federação Russa Ucrânia Rússia Moscovo Governo de Kiev política
Outras Notícias