Mundo Irão assina acordo para reconstrução da rede elétrica da Síria

Irão assina acordo para reconstrução da rede elétrica da Síria

O memorando prevê a união da rede elétrica do Irão e da Síria através do Iraque, num futuro próximo.
Irão assina acordo para reconstrução da rede elétrica da Síria
Lusa 02 de novembro de 2019 às 16:27
O Irão subscreveu este sábado, 2 de novembro, um memorando de entendimento com a Síria para ajudar na reconstrução da rede elétrica do país árabe, na qual Teerão pretende desempenhar um papel importante a nível económico.

O memorando, que prevê a união da rede elétrica do Irão e da Síria através do Iraque, num futuro próximo, foi rubricado pelos ministros da Energia iraniano, Reza Ardakanian, e o da Eletricidade sírio, Mohamed Zuhair Jarbutli.

Também inclui a construção de centrais elétricas e linhas de transmissão, segundo Reza Ardakian, citado pela agência oficial iraniana IRNA.

O ministro iraniano sublinhou que é necessário "fomentar o desenvolvimento mediante a cooperação entre os dois países regionais", incluindo a exportação e importação da eletricidade.

As autoridades iranianas, firmes aliadas do regime sírio de Bachar al Asad, querem firmar importantes acordos económicos na reconstrução da Síria.

Desde o início do conflito, o Irão tem apontado o regime de Al Asad na sua luta contra os grupos terroristas e a oposição armada com conselheiros milícias xiitas.



Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI