Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Já começou referendo para escolher a bandeira da Nova Zelândia

Os neozelandeses já começaram a votar para escolher qual a bandeira preferida das cinco colocadas à escolha. Resta agora um mês de votações, a que se seguirá depois um referendo final sobre se, de facto, os cidadãos querem ou não mudar de bandeira.

David Santiago dsantiago@negocios.pt 20 de Novembro de 2015 às 16:08
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

São cinco as bandeiras mas os neozelandeses terão de escolher apenas uma. Começou esta sexta-feira, 20 de Novembro, o referendo com vista à escolha de uma bandeira alternativa à actual bandeira oficial da Nova Zelândia. Segundo a BBC, os neozelandeses têm agora um mês para enviar um boletim, por via postal, em que terão de escolher uma bandeira de entre cinco possibilidades.

 

Só depois de seleccionada a bandeira neozelandesa alternativa é que, já em 2016, haverá um referendo final em que os cidadãos terão de se pronunciar sobre se querem, ou não, substituir a actual bandeira da Nova Zelândia.

 

Este processo foi espoletado pelo Governo neozelandês depois de o primeiro-ministro, John Key, ter sustentado que a actual bandeira não é representativa dos valores actuais do país. Mas apesar de John Key considerar que a bandeira actual é demasiado parecida à bandeira da Austrália, as sondagens indicam que a maioria dos neozelandeses preferirão manter o actual estandarte.

 

O Governo neozelandês constituiu uma Painel de Consideração da Bandeira com o objectivo de receber e avaliar as propostas de bandeiras alternativas que viessem a surgir. Ao todo foram recebidas mais de 10 mil propostas, sendo que depois de inicialmente terem sido seleccionados apenas quatro estandartes finalistas, afinal a escolha final dos neozelandeses terá de ser feita entre um total de cinco bandeiras.

 

Destas, três dão destaque à samambaia, uma planta típica do país e que surge, por exemplo, nos equipamentos da selecção nacional de rugby, uma espiral a preto e branco e ainda uma bandeira quadricolor com quatro triângulos.

Ver comentários
Saber mais Nova Zelândia Bandeira John Key Austrália Referendo
Outras Notícias