Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

João Lourenço confirmado como sucessor de Eduardo dos Santos

O comité central do MPLA aprovou esta sexta-feira o nome de João Lourenço como cabeça de lista às eleições de Angola que se realizam este ano. Bornito de Sousa será o número dois e candidato a vice-presidente.

Celso Filipe cfilipe@negocios.pt 03 de Fevereiro de 2017 às 10:57
  • Assine já 1€/1 mês
  • 10
  • ...
João Lourenço foi esta sexta-feira, 3 de Fevereiro, indicado como o cabeça de lista do MPLA às eleições gerais em Angola que se realizam este ano, confirmando-se assim que será o sucessor de José Eduardo dos Santos na liderança do país, caso o partido vença o acto eleitoral.

A escolha de João Lourenço (na foto), actual ministro da Defesa, foi ratificada na reunião extraordinária do comité central do MPLA que está a decorrer no Futungo de Belas, em Luanda.

A cúpula do MPLA validou ainda a escolha de Bornito de Sousa, ministro da Administração do Território, como número dois da lista, o que na prática significa que é candidato a vice-presidente de Angola.

Também parece agora seguro, ao contrário das primeiras informações, que José Eduardo dos Santos não integrará a lista do MPLA. A TPA (Televisão Popular de Angola) avançou que o terceiro lugar da lista em que poderia surgir o actual Presidente da República será ocupado por Paulo Kassoma, o quarto por Luzia Inglés Van-Duném e o quinto por Joana Lina Baptista Cândido. 

Em Março do ano passado, José Eduardo dos Santos, que lidera os destinos de Angola desde 1979, revelou a sua intenção de abandonar a vida política activa. "Em 2012, em eleições gerais, fui eleito Presidente da República e empossado para cumprir um mandato que nos termos da Constituição da República termina em 2017. Assim, tomei a decisão de deixar a vida política activa em 2018", afirmou na ocasião. Embora deixe a presidência do país, José Eduardo dos Santos irá continuar, pelo menos durante mais um ano, como líder do MPLA.

Segundo a Angop, José Eduardo dos Santos, que falou no início da reunião extraordinária, defendeu que o país se deve desenvolver a "confiar no servidores públicos" e que há urgência em tornar funcional "a área do comércio externo com quadros capazes".

João Lourenço, o agora candidato a Presidente de Angola, nasceu no Lobito, província de Benguela, a 5 de Março de 1954.

Segundo a agência noticiosa angolana é general de três estrelas, tendo participado na guerra colonial e também na guerra que opôs o MPLA e a UNITA. Entre outros, ocupou o cargo de presidente do grupo parlamentar do MPLA.

(Notícia actualizada às 17:54 no terceiro parágrafo onde são referidos os nomes dos outros candidatos)
Ver comentários
Saber mais Angola João Lourenço Bornito de Sousa eleições MPLA José Eduardo dos Santos
Mais lidas
Outras Notícias