Mundo Justin Trudeau é reeleito no Canadá, mas perde maioria absoluta

Justin Trudeau é reeleito no Canadá, mas perde maioria absoluta

O primeiro-ministro do Canadá foi reeleito para um segundo mandato, mas perdeu a maioria absoluta que tinha conquistado nas eleições anteriores.
Justin Trudeau é reeleito no Canadá, mas perde maioria absoluta
Tiago Varzim 22 de outubro de 2019 às 07:51
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, venceu as eleições realizadas esta segunda-feira, 21 de outubro, tendo sido reeleito para um segundo mandato. 

Segundo a Bloomberg, até às 1h33 (6h33 em Lisboa), o Partido Liberal de Trudeau contava com uma vitória em 156 dos 338 círculos eleitorais do Canadá.

Apesar de ter perdido a maioria que tinha no Parlamento, os liberais deverão conseguir formar um Governo minoritário cuja estabilidade seja assegurada pelo apoio de pequenos partidos.

O aliado preferencial de Trudeau deverá ser o Partido Nova Democracia (partido trabalhista), que deverá eleger 24 deputados, e já demonstrou vontade de firmar um acordo. Em conjunto, os dois partidos têm 180 mandatos, o suficiente para formar uma maioria. 

Em reação aos resultados, o primeiro-ministro do Canadá disse que os cidadãos "votaram a favor de uma agenda progressiva e para uma ação forte sobre as alterações climáticas" e prometeu que trabalhará para todos e não apenas para os seus eleitores.O novo Governo deverá aumentar a despesa pública em 21 mil milhões de dólares no próximo ano para financiar promessas de campanha, aumentando o défice orçamental para lá dos 1% do PIB pela primeira vez desde 2012.

Este deverá ser o quarto Governo minoritário que o Canadá tem nas últimas seis eleições. No entanto, este Executivo ficará mais fragilizado dado que os liberais perderam o voto popular (33%) para os conservadores (34,4%), ainda que tenham garantido mais mandatos.
O vizinho Donald Trump, presidente dos EUA, já deu os parabéns a Trudeau, com quem teve um conflito quando o Canadá organizou o G7. "O Canadá fica bem servido", escreveu Trump, assegurando que quer trabalhar com o primeiro-ministro para melhorar ambos os países.



pub

Marketing Automation certified by E-GOI