Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Líbia tem sete mil milhões de dólares em reservas de ouro

O ditador líbio tem sete mil milhões de dólares em reservas de ouro para fazer face aos custos da guerra que o país enfrenta.

Negócios negocios@negocios.pt 28 de Março de 2011 às 11:25
  • Assine já 1€/1 mês
  • 9
  • ...
Kadhafi, o ditador líbio no poder há décadas, tem reservas de ouro avaliadas em sete mil milhões de dólares, que pode utilizar para custear a guerra que assola a Líbia há várias semanas, segundo a Bloomberg.

De acordo com a mesma fonte, este valor em reservas de ouro, que pode ficar disponível, é o equivalente a um décimo do tamanho da economia Líbia.

O país enfrenta uma guerra civil há várias semanas. Depois das revoltas populares em vários países da região terem conduzido à queda de ditadores de décadas a revolta chegou à Líbia de Kadhafi. Mas aqui a revolta não conduziu à queda do regime. Aqui instalou-se a guerra civil.

A Líbia é uma dos principais produtores de petróleo mundiais daí que, as preocupações com a produção da matéria-prima tem vindo a preocupar a comunidade internacional.

Depois de vários episódios de violência que se registaram no país de Kadhafi, a comunidade internacional resolveu intervir com o objectivo de tentar travar as forças leais a Kadhafi de perpetrarem a violência nas ruas líbias.

Faraj Najem, escritor líbio citado pela Bloomberg, salienta que Kadhafi “tem muito dinheiro e se ele tem ouro, é bem melhor, pois pode pagar a mercenários numa ‘commodity’ que é fácilmente trocada em dinheiro”.

Alessandro Politi, ex-conselheiro do Ministério da Defesa italiano, citado pela mesma fonte, considera que o ouro a que Kadhafi teve acesso provavelmente está guardado em cofres domésticos.

Ver comentários
Saber mais Líbia Petróleo ouro reservas de ouro
Mais lidas
Outras Notícias