Mundo Ministro iraniano aparece de surpresa na cimeira do G7

Ministro iraniano aparece de surpresa na cimeira do G7

Ministro do Negócios Estrangeiros iraniano, Javad Zarif, deslocou-se à cimeira do G7, em Biarritz, a convite do seu homólogo francês, Jean-Yves Le Drian.
Ministro iraniano aparece de surpresa na cimeira do G7
Reuters
Negócios 25 de agosto de 2019 às 15:45

Surpresa em Biarritz. O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Javad Zarif, deslocou-se este domingo, 25 de agosto, à cidade francesa onde corre a cimeira do G7,a convite do seu homólogo francês, Jean-Yves Le Drian.

A política do Ocidente em relação ao Irão tem sido uma das matérias polémicas entre as sete nações mais industrializadas do mundo. Apesar desta presença, não está previsto qualquer encontro com autoridades norte-americanas.

O presidente francês, Emmanuel Macron, apresentou no G7 um plano para desanuviar o clima de tensões crescentes no Golfo Pérsico.

Macron propôs que os Estados Unidos levantassem parcialmente o embargo imposto ao Irão, sendo que em contrapartida Teerão teria de retomar o cumprimento do acordo que restringe o seu programa nuclear, assinado em 2015.

Questionado sobre esta possibilidade, Donald Trump foi evasivo, acrescentando apenas que não havia debatido essa possibilidade com Macron.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI