Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Moçambique sobe taxa de juro de referência para 14,25%

O banco central de Moçambique subiu 1,5 pontos percentuais, para 14,25%, a taxa de juro de referência, depois da forte desvalorização do metical em 2015 e da subida de inflação para 18,3%.

Mike Hutchings/Reuters
Lusa 13 de Junho de 2016 às 19:28
"O Comité de Política Monetária do Banco de Moçambique (CPMO) analisou os desenvolvimentos recentes da conjuntura económica internacional, onde se destacam a tendência para a recuperação dos preços de algumas 'commodities' [matérias-primas], como o petróleo, bem como as incertezas quanto às perspectivas de recuperação das principais economias globais", lê-se no comunicado disponível na página de internet do banco central moçambicano.

"Na conjuntura doméstica, o CPMO avaliou as projecções de curto e médio prazo que apontam para o abrandamento da actividade económica e para a persistência da pressão inflacionária, num ambiente de contínua pressão cambial, decorrente, entre outros factores, da suspensão da ajuda externa pelos parceiros de cooperação, a que se junta a prevalência da tensão político-militar em algumas zonas do país", lê-se ainda no documento.

"Estes factores concorrem para que no curto e médio prazo os fundamentos macroeconómicos estabelecidos sejam condicionados, o que requer os devidos ajustamentos", diz o texto, que defende as medidas "tendentes a conter as pressões inflacionárias".

A descida do preço das matérias-primas, a desvalorização do metical e a subida da inflação tornaram ainda mais problemática a divulgação de uma dívida total de 11,6 mil milhões de dólares e a dificuldade de algumas empresas públicas servirem a dívida.
Ver comentários
Saber mais Moçambique taxas de juro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio