Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Moscovici lamenta falta de envolvimento dos EUA em assuntos internacionais

O comissário europeu para os Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, lamentou na segunda-feira "a falta de envolvimento da actual administração dos Estados Unidos em assuntos internacionais".

As sanções que não existiram: Portugal esteve na linha da frente (a par com Espanha) para ser multado por incumprimento das regras orçamentais entre 2013 e 2015. A Comissão Europeia acabou por não propor qualquer multa no Verão, usando uma interpretação flexível das regras europeias defendida por Pierre Moscovici (na foto). A possível suspensão parcial de compromisso de fundos comunitários foi cancelada já em Novembro.
.
Lusa 19 de Setembro de 2017 às 00:56
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

Numa conferência em Washington, Pierre Moscovici afirmou que o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifesta pouco interesse em assuntos-chave internacionais, que as negociações são "mais duras" e centram-se sobretudo em multilateralismo, proteccionismo e alterações climáticas.

 

"A anterior administração estava muito mais envolvida" e fazia uso do "capital político" junto da União Europeia na resolução de problemas como a crise financeira na Grécia, por saber que tinha implicações globais, disse Moscovici, referindo-se à presidência de Barack Obama, entre 2009 e 2017.

 

O comissário europeu considerou ainda um erro a decisão dos Estados Unidos de se retirarem do Acordo de Paris, de combate às alterações climáticas. "Devemos estar do lado certo da História. E a Europa está", concluiu.

Ver comentários
Saber mais Pierre Moscovici Donald Trump Washington Barack Obama União Europeia Estados Unidos Europa
Mais lidas
Outras Notícias