Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Obama lidera em dois dos três Estados que decidem as eleições

Barack Obama está à frente de Mitt Romney nos estados de Virgínia e Wisconsin. No Colorado, outro de três estados que decidem as eleições, o "presumível" candidato republicano é líder nas intenções de voto, revela um inquérito.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 08 de Agosto de 2012 às 19:22
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Uma sondagem levada a cabo pela Universidade de Quinnipiac, o "New York Times" e a CBS, em três estados importantes para as eleições norte-americanas, revela que Obama lidera em dois e que Romney lidera no outro.

Barack Obama conseguiu 49% das intenções de voto no estado de Virgínia, enquanto o seu oponente conseguiu 45% das intenções. No Wisconsin, Obama angariou 51% contra 45% das intenções de voto em Mitt Romney.

A sondagem dá ainda a liderança ao mais que provável candidato republicano no Colorado com 50% das intenções de voto, face aos 45% de Obama. Estes três estados fazem parte do conjunto de "swing states", onde os resultados são mais imprevisíveis e onde os candidatos combatem de forma mais renhida para vencer as eleições. Outros Estados tendem a eleger os candidatos de um partido ou do outro, em todas as eleições.

"Existe uma boa razão para os Estados da Virgínia, Colorado e Wisconsin serem considerados swing states – e estes dados revelam quão próximos eles estão", diz o director do instituto de sondagens da Universidade Quinnipiac, Peter A. Brown, à Bloomberg.

Mitt Romney é o candidato "presumível" do Partido Republicano às eleições. Tendo conseguido vencer as eleições primárias é o candidato com mais delegados à convenção que se vai realizar e só lhe falta a nomeação para ser o candidato oficial.

As mulheres preferem Obama

Barack Obama é o candidato mais popular entre as mulheres nos três estados em que foi levado a cabo o inquérito, segundo a Bloomberg que cita a sondagem. As intenções de voto de Obama junto das mulheres superam as de Romney por oito pontos percentuais no Colorado, por 14 na Virgínia e 23 no Wisconsin.

Já Romney tem mais popularidade entre os homens, com uma vantagem de 17 pontos percentuais no Colorado, de 10 pontos percentuais no Wisconsin e cinco no Estado da Virgínia.

O candidato republicano não tem uma tarefa fácil pela frente, já que não é fácil vencer um presidente em funções. Contudo, entre inquiridos, apenas os eleitores do Wisconsin fazem um balanço positivo do trabalho de Obama, com 51% a aprovarem a administração dos últimos quatro anos.
Ver comentários
Saber mais Barack Obama Eleições 2012 Mitt Romney Virgínia Wisconsin
Outras Notícias