"É uma excelente notícia para as Nações Unidas, porque é o melhor candidato para o cargo, é uma excelente notícia para Portugal, porque é um português de enorme valor a ocupar o lugar mais importante da mais importante organização internacional", lê-se numa mensagem do chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, divulgada no 'site' da Presidência da República.
Sublinhando que se trata da uma "vitória da competência e da transparência" e também "uma vitória de um consenso nacional, Marcelo Rebelo de Sousa recorda ainda o encontro que teve com Guterres em Nova Iorque há duas semanas.
"Quando estive em Nova Iorque há duas semanas, juntamente com Jorge Sampaio, António Guterres e Augusto Santos Silva, pudemos demonstrar a unidade nacional em torno deste objectivo e deste candidato", refere o Presidente da República na mensagem.
Esta tarde, em declarações aos jornalistas à saída de uma visita a uma associação social em Lisboa, minutos depois de se saber que o antigo primeiro-ministro português António Guterres foi hoje indicado como secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) pelo Conselho de Segurança à Assembleia-geral, Marcelo Rebelo de Sousa realçou que foi aprovado o melhor.
"Aqui é o melhor a ser escolhido. E isso é muito bom para o mundo, para as Nações Unidas e para Portugal", vincou o chefe de Estado, adiantando que já tinha felicitado António Guterres pela eleição no Conselho de Segurança para secretário-geral das Nações Unidas.
O Conselho de Segurança anunciou hoje que o português é o "vencedor claro" da votação, recebendo 13 votos de encorajamento (em 15 votos), sem qualquer veto.
Este órgão, com poder de veto, deverá aprovar na quinta-feira uma resolução a indicar o nome de António Guterres para a Assembleia-Geral das Nações Unidas, formalizando assim a eleição do sucessor de Ban Ki-moon.
Guterres deverá assim liderar, a partir de Janeiro, uma casa que conhece bem, depois de ter chefiado o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), entre Junho de 2005 e Dezembro de 2015, uma organização com cerca de 10.000 funcionários em 125 países.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Negócios, efectue o seu registo gratuito.
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.