Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Presidentes da China e EUA discutem Coreia do Norte e relação comercial

Os presidentes da China e Estados Unidos discutiram por telefone os progressos na península coreana e as diferenças bilaterais em questões comerciais, informou a imprensa chinesa.

Saul Loeb/Reuters
Lusa 16 de Janeiro de 2018 às 07:21
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
Xi Jinping e Donald Trump abordaram a recente melhoria nas relações entre Pyongyang e Seul, e comprometeram-se a reforçar a cooperação e a comunicação nesta matéria.

Xi insistiu que todas as partes devem unir esforços para aproveitar os avanços e criar as condições para retomar as negociações diplomáticas, visando a desnuclearização da península coreana.

As duas Coreias reuniram-se, na semana passada, para discutir a participação de atletas norte-coreanos nos Jogos Olímpicos de Inverno, depois de, no ano passado, os sucessivos ensaios nucleares de Pyongyang e a retórica beligerante de Trump elevarem a tensão para níveis inéditos desde o fim da Guerra da Coreia (1950-1953).

Xi destacou que a cooperação económica e comercial entre a China e os Estados Unidos permitiu beneficiar de forma concreta os dois países, e apelou para que se empreguem métodos construtivos para solucionar as diferenças nesta matéria, através de uma maior abertura dos respectivos mercados.

Trump expressou a vontade de cooperar com a China na gestão adequada da relação económica e comercial, segundo a imprensa oficial chinesa.

A conversação ocorreu numa altura em que a administração de Trump poderá agravar a política comercial contra a China.

O excedente comercial da China com os Estados Unidos aumentou 13%, em 2017, o primeiro ano da presidência de Trump, para 1,87 biliões de yuan (239.000 milhões de euros), segundo dados oficiais de Pequim.
Ver comentários
Saber mais Xi Jinping Donald Trump Pyongyang Seul Coreias Pequim Jogos Olímpicos de Inverno China Estados Unidos política diplomacia
Mais lidas
Outras Notícias