Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Primeiro-ministro da Ucrânia demite-se para tentar aliviar crise (act)

Mykola Azarov demitiu-se hoje do cargo para ajudar a que se coloque um ponto final a mais de dois meses de confrontos entre manifestantes e forças de segurança.

Gleb Garanich/Reuters
Negócios com Lusa 28 de Janeiro de 2014 às 08:58
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

O primeiro-ministro ucraniano, Mykola Azarov, demitiu-se hoje do cargo, numa tentativa de aliviar a crise que se vive há cerca de dois meses no país, onde as autoridades não conseguem parar as manifestações contra o Governo.

 

"Tomei uma decisão pessoal de pedir ao Presidente da Ucrânia que aceite a minha demissão do cargo de primeiro-ministro, com o objectivo de criar uma possibilidade para que se alcance um compromisso político de resolução dos conflitos de forma pacífica", disse Azarov em comunicado, citado pela Bloomberg.

 

Azárov afirmou que o Governo "tem feito todos os possíveis durante este impasse para a resolução dos conflitos", acrescentando que o seu gabinete foi forçado a trabalhar em "condições extremas".

 

"Hoje, a coisa mais importante é preservar a unidade e a integridade da Ucrânia. Isto é muito mais importante do que qualquer plano ou ambições pessoais. Foi por isso que tomei esta decisão", considerou.

 

Na sessão especial do parlamento, hoje em Kiev, é esperado que se debatam formas de acabar com a crise, incluindo a abolição das leis severas contra as manifestações e que inflamaram a oposição.

 

Azqrov assumiu o cargo no Governo ucraniano em Março de 2010, e a 13 de Dezembro de 2012 foi confirmado no cargo pelo novo parlamento eleito.

 

As manifestações iniciadas há mais de dois meses pela recusa do Governo em assinar um acordo de parceria com a União Europeia degeneram há dez dias em violentos confrontos que causaram três mortos, segundo as autoridades, e seis segundo a oposição, além de centenas de feridos.

 

Ver comentários
Saber mais Primeiro-ministro da Ucrânia demissão confrontos
Outras Notícias