Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Procura mundial de activos norte-americanos abranda em Março

O Tesouro norte-americano declarou que a procura mundial por activos do país enfraqueceu em Março.

Andreia Major amajor@negocios.pt 16 de Maio de 2011 às 15:14
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
A procura mundial de acções, obrigações e outros activos financeiros americanos enfraqueceu em Março relativamente ao mês anterior, dado que a China diminuiu as suas participações de títulos do governo americano, de acordo com informações do Departamento do Tesouro norte-americano.

A compra líquida de acções de longo prazo, bilhetes e obrigações totalizou 24 mil milhões de dólares (17 mil milhões de euros) durante Março, comparada com 27,2 mil milhões de dólares em Fevereiro, segundo as estatísticas disponibilizadas citadas pela Bloomberg.

O relatório do Tesouro das acções de longo prazo ajuda a medir a confiança na economia dos Estados Unidos bem como as políticas orçamentais e monetárias.

“Os fluxos continuam a entrar no mercado do Tesouro dos Estados Unidos mas talvez se possa perguntar por quanto tempo?”, disse Chris Rupkey, director financeiro, CFO, do Bank of Tokyo-Mitsubishi, em Nova Iorque.

“Nalguma altura os investidores estrangeiros não irão conceder mais crédito aos Estados Unidos e isso poderá conduzir à subida das taxas de juro. A Grécia, Irlanda e Portugal, um dia o mesmo pode acontecer aqui”, concluiu o CFO.

A China continua a ser o grande credor estrangeiro do Tesouro norte-americano, mesmo após as suas participações terem diminuído em 9,2 mil milhões de dólares, de 1,154 biliões de dólares em Fevereiro para 1,145 biliões em Março, segundo as estatísticas do Tesouro.

O Japão é o segundo maior detentor de participações americanas, tendo aumentado as suas acções em 17,6 mil milhões de dólares para 907,9 mil milhões de dólares em Março, de 890,3 mil milhões em Fevereiro.

Hong Kong, avaliado separado da China, reduziu as suas participações em 2,5 mil milhões de dólares para 122,1 mil milhões de dólares em Março, de 124,6 mil milhões de dólares em Fevereiro.

Ver comentários
Saber mais Tesouro Estados Unidos China Japão Hong Kong participações acções obrigações activos
Outras Notícias