Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Rainha de Inglaterra chama "muito rudes" a membros de delegação chinesa

A rainha Isabel II foi captada por uma câmara de televisão a descrever como "muito rude" a delegação chinesa que acompanhou no ano passado uma visita de Estado do Presidente chinês Xi Jinping ao Reino Unido.

Rainha Isabel II a 9 de Setembro de 2015, quando passou a ser a rainha com mais longo reinado, na inauguração do novo Scottish Borders Railway.
Andrew Milligan/Reuters
Negócios 11 de Maio de 2016 às 11:52
  • Partilhar artigo
  • 4
  • ...

Vestida com um casaco cor-de-rosa, chapéu e luvas brancas, a rainha de Inglaterra foi apanhada desprevenida, durante uma recepção no Palácio de Buckingham, na terça-feira, a comentar a visita de Estado de Xi.

 

Ao ser introduzida a Lucy D'Orsi, que esteve encarregue da segurança durante a visita de Xi e sua esposa, em Outubro passado, a monarca exclama: "Oh, que pouca sorte!".

 

D'Orsi, por sua vez, afirma que aquela visita foi um 'teste de fogo' para ela, ao que a rainha responde: "Eu sei".

 

A rainha refere ainda que membros da delegação chinesa "foram muito rudes para o embaixador", e acrescenta: "Extraordinário!".

 

A chefe de polícia, que não refere nomes, concorda, apontando "foram muito rudes e não diplomáticos, julgo".

 

Um porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, Lu Kang, afirmou hoje que a "visita de Estado do Presidente Xi Jinping, no ano passado, foi um sucesso", e que "ambas as partes reconhecem-no".

 

Confrontado com as palavras de D'Orsi, de que a China ameaçou cancelar a visita, Lu disse não ter ouvido nada sobre essa possibilidade.

 

O Palácio de Buckingham afirmou, entretanto, que não fará comentários sobre as conversas privadas da rainha.

 

 

Ver comentários
Saber mais rainha de Inglaterra Lu Kang Xi Jinping
Outras Notícias