Américas Trump diz que uso da força militar na Venezuela "é uma opção"

Trump diz que uso da força militar na Venezuela "é uma opção"

O presidente dos Estados Unidos acredita que a transição de poder na Venezuela já está a desenrolar-se mas não descarta o recurso a uma intervenção militar no país.
Trump diz que uso da força militar na Venezuela "é uma opção"
Reuters
Rita Faria 03 de fevereiro de 2019 às 17:00

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está confiante que o processo de transição de poder na Venezuela já está em curso, numa altura em que o líder da oposição Juan Guaidó está a conquistar um apoio crescente da comunidade internacional.

 

O líder da Casa Branca não descarta, porém, o uso da força militar naquele país e assegura não ter a intenção de negociar com o presidente Nicolas Maduro para o convencer a sair.

 

Numa entrevista à CBS, Trump afirmou que uma intervenção militar na Venezuela "é uma opção", ainda que acredite que o processo de transição "já está a decorrer".

 

"Se falamos de democracia, isto é realmente democracia em ação", disse Trump, fazendo referência aos milhares de venezuelanos que saíram às ruas este fim de semana, em protesto.  

 

Os EUA, juntamente com mais de duas dezenas de outros países reconhecem Guaidó como o líder legítimo da Venezuela e estão a aumentar a pressão sobre Maduro para ceder o poder.

 

Os países da União Europeia, por seu lado, já sinalizaram que, se Maduro não anunciar eleições este domingo, também reconhecerão oficialmente o líder da oposição como legítimo presidente do país.

 

"Tenho absoluta certeza de que a mudança está muito próxima na Venezuela", disse Guaido, de 35 anos, perante uma multidão de milhares de pessoas.

 

A apenas cinco quilómetros de distância, Maduro, eleito presidente em 2013 e reeleito no ano passado, garantia a milhares de apoiantes e militares que a "Venezuela não se rende".




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI