Mundo Trump: Negociações com a China foram retomadas antes do encontro com Xi Jinping

Trump: Negociações com a China foram retomadas antes do encontro com Xi Jinping

O presidente dos Estados Unidos anunciou na Casa Branca que as conversações com a China já foram retomadas, mesmo antes do seu encontro no sábado com o presidente Xi Jinping.
Trump: Negociações com a China foram retomadas antes do encontro com Xi Jinping
Reuters
Rita Faria 02 de julho de 2019 às 09:19

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou esta segunda-feira que as negociações com Pequim tendo em vista um acordo comercial foram retomadas mesmo antes do encontro com o presidente chinês Xi Jinping à margem da cimeira do G-20, no sábado.

No final dessa reunião, foi anunciado que os Estados Unidos irão suspender a introdução de novas tarifas sobre as importações chinesas e que os dois países vão retomar as conversações, coisa que o presidente norte-americano explica agora que já estava a acontecer.

Em declarações aos jornalistas, na Casa Branca, Trump avançou que as conversações estão a ser realizadas por telefone, e reiterou que qualquer acordo que delas resulte terá de ser claramente vantajoso para os Estados Unidos.

"Eles estão a falar muito ao telefone, mas também se estão a reunir. Sim, basicamente [as negociações] já recomeçaram", afirmou o presidente, citado pela CNBC. "Na verdade, já tinham começado antes do nosso encontro".

Mas um possível acordo, acrescentou Trump, "tem de ser melhor para nós do que para eles, porque eles tiveram uma grande vantagem durante tantos anos".

As palavras de Trump surgem dois dias depois das tréguas anunciadas com a China, que além da suspensão de tarifas adicionais sobre 300 mil milhões de dólares de chineses vão implicar a possibilidade de a Huawei continuar a fazer alguns negócios com as empresas norte-americanas.

Contudo, ao mesmo tempo que colocou um travão na escalada das tensões com a China, Trump reforçou a frente de batalha com a UE, acrescentando 4 mil milhões de dólares adicionais à lista de bens que poderão ser alvos de tarifas no âmbito da disputa em torno dos subsídios concedidos à Airbus.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI