Américas Venezuela volta aos cofres do banco central. Retira mais oito toneladas de ouro

Venezuela volta aos cofres do banco central. Retira mais oito toneladas de ouro

O governo de Nicolás Maduro tem recorrido às reservas de ouro para fazer face às sanções aplicadas pelos Estados Unidos contra a Venezuela. Desde o início do ano, já vendeu cerca de 30 toneladas.
Venezuela volta aos cofres do banco central. Retira mais oito toneladas de ouro
Cofina Media
Negócios 09 de abril de 2019 às 18:20
O governo venezuelano voltou a recorrer aos cofres do Banco Central da Venezuela para fazer face às sanções que estão a ser aplicadas contra o país. Este mês, avança a Reuters, Nicolás Maduro ordenou a retirada de cerca de oito toneladas de ouro, que deverão ser vendidas ao exterior, de acordo com as informações transmitidas por um deputado da oposição e uma fonte governamental. A mesma quantidade do metal precioso já tinha sido retirada do banco central em fevereiro.

O objetivo, escreve a agência noticiosa financeira, volta a ser obter liquidez para fazer face às sanções impostas pelos Estados Unidos, que limitam o financiamento nos mercados internacionais e têm penalizado as contas públicas do país, impactadas também pela queda das exportações da petrolífera estatal PDVSA.

A venda de ouro tem sido a forma encontrada por Maduro para dar resposta a esta quebra de receitas. Desde o início deste ano, as reservas já caíram em 30 toneladas, deixando os cofres do banco central com cerca de 100 toneladas, avaliadas em mais de quatro mil milhões de dólares.

A manter-se este ritmo de vendas, as reservas poderão praticamente desaparecer até ao final deste ano, deixando o governo de Maduro sem meios para pagar importações de produtos básicos.

A estratégia está já na mira das autoridades norte-americanas, que, em janeiro, apelou aos compradores de ouro que parassem de fazer negócio com o governo venezuelano. A Venezuela chegou a suspender a venda de cerca de 15 toneladas nessa altura, mas, em fevereiro e março, retomou as operações de venda de ouro, em quantidades mais pequenas.



Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI