Política Monetária Banco de Inglaterra anuncia corte de emergência nos juros para 0,25%

Banco de Inglaterra anuncia corte de emergência nos juros para 0,25%

Num encontro extraordinário, a autoridade monetária liderada por Mark Carney decidiu avançar com um corte dos juros de 50 pontos base.
Banco de Inglaterra anuncia corte de emergência nos juros para 0,25%
Reuters
Rita Faria 11 de março de 2020 às 07:15

Numa reunião extraordinária, o Banco de Inglaterra decidiu avançar com um corte de emergência de 50 pontos base na taxa de juro de referência, que desce de 0,75% para 0,25%, com o objetivo de tentar travar o impacto do coronavírus na economia.  
 

"No seu encontro especial que terminou a 10 de março de 2020, o Comité de Política Monetária votou, de forma unânime, a favor de uma redução da taxa de juro de 50 pontos base para 0,25%", refere a autoridade monetária liderada por Mark Carney, em comunicado.

O banco central decidiu ainda, de forma unânime, introduzir um novo esquema de financiamento com incentivos adicionais para as pequenas e médias empresas, e novas medidas para ajudar a banca comercial a impulsionar e facilitar a concessão de crédito.

O Banco de Inglaterra segue assim as pisadas da Reserva Federal dos Estados Unidos que, no passado dia 3 de março, anunciou um corte surpresa de 50 pontos base na taxa de juro diretora – para um intervalo entre 1% e 1,25% - numa tentativa de conter os efeitos do surto do Covid-19.

Já o BCE realiza a sua reunião de política monetária esta quinta-feira, 12 de março, esperando-se que também a autoridade liderada por Lagarde anuncie medidas para conter os efeitos económicos do vírus.

Embora os analistas reconheçam que o BCE não tem tanta margem de atuação como a Fed - já que na Europa as taxas de depósito estão já em valores negativos -, há quem antecipe que a instituição ainda possa baixar mais os juros, obrigando os bancos a pagar ainda mais pela liquidez depositada no banco central.

Além disso, o BCE pode ainda aumentar o valor mensal de compras de ativos.


(Notícia atualizada às 07:33)



Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI