Política Monetária Banco central da Suíça com prejuízo recorde de 21 mil milhões em 2015

Banco central da Suíça com prejuízo recorde de 21 mil milhões em 2015

A subida do franco contra o euro originou prejuízos recorde no banco central da Suíça depois de a autoridade monetária ter decidido acabar com a ligação da moeda à divisa da Zona Euro.
Banco central da Suíça com prejuízo recorde de 21 mil milhões em 2015
Bloomberg
Negócios 08 de janeiro de 2016 às 10:05

O Swiss National Bank (SNB), banco central da Suíça, deverá ter registado um prejuízo recorde de 23 mil milhões de francos (cerca de 21,1 mil milhões de euros) no ano passado, depois de ter abandonado a ligação do franco suíço ao euro em meados de Janeiro.  

Segundo as informações avançadas esta sexta-feira, 8 de Janeiro, o SNB ainda vai pagar um dividendo de 15 francos por acção e distribuir mil milhões de francos pelo governo federal e pelos cantões do país. 

Ainda que o banco central não tenha de gerar lucros para fins de política monetária, os municípios têm vindo a contar com o seu apoio para financiar as despesas locais. A sua situação financeira foi afectada pela deterioração das perspectivas de crescimento e pela subida do franco suíço.

O crescimento económico abrandou em 2015 e os preços no consumidor caíram depois de o SNB ter abandonado, inesperadamente, o seu objectivo de uma taxa de câmbio mínima de 1,20 francos suíços por euro. As autoridades argumentaram que os custos de manter esta decisão não compensavam os benefícios para a economia.

O franco suíço fechou o ano de 2015 com uma subida de mais de 10% face ao euro, que constitui mais de 40% das reservas de moeda estrangeira do banco central. Depreciou cerca de 1% face ao dólar, devido à recuperação da economia norte-americana e às perspectivas de subida dos juros nos Estados Unidos pela primeira vez em quase uma década.

Os resultados negativos do SNB superam os registados em 2010 – um prejuízo de 20,8 mil milhões de francos - quando a Grécia pediu o primeiro resgate financeiro. 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI