Política Monetária BCE limita compra de dívida pública portuguesa

BCE limita compra de dívida pública portuguesa

Temendo atingir o limite de um terço, a autoridade monetária limitou as aquisições de títulos de dívida soberana de Portugal e Irlanda, avançou a Reuters.
BCE limita compra de dívida pública portuguesa
REUTERS
Nuno Carregueiro 16 de maio de 2016 às 21:15

 

 

No âmbito do programa de compra de dívida pública de países do euro, o Banco Central Europeu (BCE) não pode deter mais de um terço das obrigações emitidas por um estado-membro.  

 

Será devido a esta regra que o BCE limitou as compras de títulos portugueses e irlandeses no passado mês de Abril, noticiou a Reuters citando fontes do banco central.

 

A agência de notícias dá conta que quando alta ainda um ano para terminar o actual programa de compra de activos, a instituição liderada por Mario Draghi já estará perto do limite de deter um terço da dívida pública de Portugal e Irlanda.

 

Foi por isso que em Abril o BCE aumentou em 50% o montante gasto em dívida pública da maioria dos países do euro, mas em Portugal e Irlanda o incremento foi de apenas 16% e 33%, respectivamente.

 

Esta limitação poderá atenuar o efeito do programa de compras do BCE nos juros da dívida pública de Portugal e Irlanda, bem como de outros países onde o limite esteja mais próximo de ser atingido, realça a Reuters.

 

O Banco da Irlanda disse à Reuters que está a comprar "um montante limitado de dívida irlandesa". O Banco de Portugal não reagiu à agência de notícias.

 

O programa de compra de activos, através do qual o BCE gasta 80 mil milhões de euros por mês, é conduzido pelo Eurosistema, ou seja, BCE e bancos centrais de cada país do euro.

 

De acordo com o Relatório de Actividades de 2015 do Banco de Portugal, o Banco de Portugal tinha no final do ano passado 16.690 milhões de euros em títulos detidos para fins de política monetária, o triplo face a 2014, num aumento de 11.418 milhões de euros.

 

Segundo a Reuters, desde o início do programa de compra de activos o BCE comprou 16,2 mil milhões de euros de dívida pública portuguesa.

 

 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI