Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCE limita compra de dívida pública portuguesa

Temendo atingir o limite de um terço, a autoridade monetária limitou as aquisições de títulos de dívida soberana de Portugal e Irlanda, avançou a Reuters.

REUTERS
Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 16 de Maio de 2016 às 21:15
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

 

 

No âmbito do programa de compra de dívida pública de países do euro, o Banco Central Europeu (BCE) não pode deter mais de um terço das obrigações emitidas por um estado-membro.  

 

Será devido a esta regra que o BCE limitou as compras de títulos portugueses e irlandeses no passado mês de Abril, noticiou a Reuters citando fontes do banco central.

 

A agência de notícias dá conta que quando alta ainda um ano para terminar o actual programa de compra de activos, a instituição liderada por Mario Draghi já estará perto do limite de deter um terço da dívida pública de Portugal e Irlanda.

 

Foi por isso que em Abril o BCE aumentou em 50% o montante gasto em dívida pública da maioria dos países do euro, mas em Portugal e Irlanda o incremento foi de apenas 16% e 33%, respectivamente.

 

Esta limitação poderá atenuar o efeito do programa de compras do BCE nos juros da dívida pública de Portugal e Irlanda, bem como de outros países onde o limite esteja mais próximo de ser atingido, realça a Reuters.

 

O Banco da Irlanda disse à Reuters que está a comprar "um montante limitado de dívida irlandesa". O Banco de Portugal não reagiu à agência de notícias.

 

O programa de compra de activos, através do qual o BCE gasta 80 mil milhões de euros por mês, é conduzido pelo Eurosistema, ou seja, BCE e bancos centrais de cada país do euro.

 

De acordo com o Relatório de Actividades de 2015 do Banco de Portugal, o Banco de Portugal tinha no final do ano passado 16.690 milhões de euros em títulos detidos para fins de política monetária, o triplo face a 2014, num aumento de 11.418 milhões de euros.

 

Segundo a Reuters, desde o início do programa de compra de activos o BCE comprou 16,2 mil milhões de euros de dívida pública portuguesa.

 

 

Ver comentários
Saber mais Banco Central Europeu BCE Mario Draghi programa de compra de dívida QE
Mais lidas
Outras Notícias