Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCE volta a aumentar linha de liquidez à banca grega em mais de 900 milhões de euros

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu voltar a aumentar a linha de liquidez de emergência à banca grega. Fontes próximas do processo revelam que o aumento foi de 900 milhões de euros.

Reuters
Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 22 de Julho de 2015 às 15:04
  • Assine já 1€/1 mês
  • 9
  • ...
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu, através de uma teleconferência, elevar mais uma vez a linha de liquidez da banca grega (a chamada ELA). O aumento foi de 900 milhões de euros, idêntico ao realizado na semana passada, revelam fontes não identificadas à Bloomberg.

Estas decisões do BCE raramente são oficializadas, não existindo por isso confirmação da decisão, nem da dimensão.

Já na semana passada a autoridade monetária tinha decidido aumentar em 900 milhões de euros o montante da ELA, que se encontrava congelada em 89 mil milhões de euros, desde 28 de Julho, altura em que as negociações entre Atenas e os credores ficaram suspensas à espera do referendo às medidas da troika.

 

Entretanto, a Grécia aprovou um conjunto de medidas que desbloqueou a ajuda, permitiu que fosse concedido um empréstimo-ponte, no valor de 7,16 mil milhões de euros, que serviu para Atenas conseguir reembolsar o BCE, no valor superior a quatro mil milhões de euros (inclui juros), e pagar os pagamentos em atraso ao FMI.

 

Esta quarta-feira, 22 de Julho, o Parlamento grego volta a estar reunido para aprovar medidas que ainda não tinham sido alvo de debate. Hoje, em debate (e em votação) estão duas medidas: a adopção de um novo Código de Processo Civil, com o objectivo de acelerar os processos judiciais e reduzir custos. O código civil da Grécia foi pouco alterado desde que foi introduzido, em 1967, e os credores internacionais têm pressionado esta reforma; e a transposição de directiva europeia referente à resolução de bancos e à garantia de depósitos.

(Notícia actualizada às 15h17 com mais informação)
Ver comentários
Saber mais BCE Grécia linha de emergência ELA
Mais lidas
Outras Notícias