Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Banco de Inglaterra avisa que vai subir juros mais cedo que o previsto

O Governador do Banco de Inglaterra alertou que os juros no Reino Unido devem subir mais cedo do que o antecipado, tendo alertado para os riscos deste cenário para a recuperação económica do país.

A carregar o vídeo ...
Carney: BOE Could Raise Rates Sooner Than Expected
Bloomberg TV 13 de Junho de 2014 às 11:23
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...

A taxa de juro de referência do Banco de Inglaterra está actualmente num mínimo histórico de 0,5% mas o movimento de subida deverá ocorrer "mais rapidamente do que os mercados estão a antecipar", alertou Mark Carney, governador do banco central.

 

Num discurso efectuado na quinta-feira à noite em Londres, Carney alertou que este cenário de subida de juros no Reino Unido pode representar um risco para as famílias e empresas mais endividadas e por isso ameaçar a retoma da economia.

 

Antes das palavras de Carney, mais de metade dos bancos inquiridos pela Bloomberg antecipava uma subida de juros só em Março do próximo ano. Economistas ouvidos pela agência noticiosa acreditam que um aumento da taxa de referência pode ocorrer já no final deste ano.

 

A decisão do Banco de Inglaterra em subir juros surge em contraciclo com os restantes bancos centrais, já que a Fed e o BCE tem o compromisso de manter o preço do dinheiro em mínimos históricos por um longo período de tempo.

 

Ainda assim Carney prometeu que as subidas e juros no Reino Unido serão "graduais e limitadas", já que a cotação da libra está elevada e a economia da Zona Euro continua fraca.

 

O Governador mostrou-se preocupado com o actual a "posição vulnerável" das famílias britânicas, já que o nível de endividamento ascende a 140% do rendimento disponível. 

Ver comentários
Saber mais Banco de Inglaterra Mark Carney Reino Unido BCE Fed juros
Outras Notícias